Oito projetos selecionados em concurso vão animar o ecossistema empreendedor

Há dois meses, a Câmara convidou, através do projeto ScaleUp Porto, a comunidade empreendedora a propor atividades que refletissem a vitalidade do ecossistema da cidade, atribuindo-lhe novas dinâmicas no âmbito da tecnologia e da inovação. Disponibilizou, para o efeito, 70 mil euros. Das dezenas de candidaturas rececionadas, foram selecionados oito projetos, que até ao final deste ano vão animar a cidade e o seu tecido empreendedor.

De um “vlog show” a programas de pré-aceleração, entre eventos que dão palco às mulheres na tecnologia ou exploram o futuro do trabalho, de um FabLab a ligações aos negócios locais, é abrangente o campo de ações com impacto relevante.

As propostas selecionadas começam a ser implementadas já no corrente mês e decorrem até 31 de Dezembro de 2017.

São estes os oito projetos:

Founders Founders – Founder Meets Founder (Vlog Show)

Temporada de seis episódios de vídeo em formato talk show. Em cada episódio, um fundador de uma scaleup do Porto conversa com outro fundador. O objetivo centra-se na partilha do conhecimento, na promoção de uma atitude de entreajuda entre empreendedores e projetos, bem como a promoção internacional de projetos locais e do ecossistema de empreendedorismo, investimento e incubação do Porto.

OPO’lab – OPEN DAYS @ FAB’lab Porto

Os Open Days no FAB Lab do Porto (OPO’lab) terão como objetivo promover a transferência de dados, informação e competências entre os participantes, melhorando assim o aproveitamento de recursos da própria cidade. Os eventos serão iniciados com uma visita ao espaço e demonstração da capacidade tecnológica dos seus equipamentos. Os Open Days são uma oportunidade importante para a comunidade começar a ter conhecimento da real utilidade dos fablabs e do seu impacto na sociedade.

Tinker City Associação – Made in Baixa

“Made in Baixa” é um projeto que envolve negócios locais, empresas, escolas, universidades e startups para um hub focado na experimentação de novos sistemas de produção e interação, promovendo a economia circular – desde a reutilização de materiais para fabrico de novos produtos à criação de novos processos que ligam a indústria ao fabrico digitalizado.

IEEE Portugal – EMBS Portugal Chapter – Startup Pirates Porto – Digital Health Edition

Programa de pré-aceleração para apoiar a validação e desenvolvimento de ideias de negócio numa fase inicial. Esta edição foca-se em produtos digitais dirigidos ao mercado da saúde. A iniciativa irá dividir-se em duas fases. Numa primeira, será promovido um encontro com um convidado internacional de referência, numa oportunidade de networking e de apresentação de projetos inovadores da cidade do Porto. A segunda fase será um programa de uma semana, no âmbito do qual 30 participantes terão acesso a formação e mentoria para validação de projetos na área de Digital Health.

AlumniEI FEUP – Make or Break by Porto Summer of Code

O que começou por ser uma competição de programação para estudantes, surgida no âmbito do Porto Summer of Code, tornou-se num evento para todos os tipos de criativos e hackers, estudantes e trabalhadores, designers, programadores, gamers e amantes da tecnologia em geral. Terá a mesma estrutura dos anos anteriores, mas com mais ênfase em aprender e construir como uma comunidade.

INEB/i3S/Resolve – WARP – Worldwide Accelerator Rally at Porto

Conferência na área de inovação e empreendedorismo no setor biomédico, com oradores de notoriedade nacional e internacional. Em paralelo, no mesmo dia, será organizada uma Exposição Internacional de Tecnologia Biomédica, contemplando stands para exposição das tecnologias que são apoiadas em todas as edições do Programa RESOLVE, bem como tecnologias/equipas nacionais e internacionais apoiadas por outras aceleradoras, assim como outras tecnologias que se inscrevam.

FES Agency, Porto i/o & Marzee Labs – Portuguese Women in Tech, the Web Summit Warm-Up!

O movimento Portuguese Women in Tech procura dar palco às mulheres portuguesas envolvidas e a dar cartas no ecossistema empreendedor e tecnológico. Tendo em vista o sentido de comunidade e a ligação do Porto a esta comunidade e movimento, integra um evento antes da Web Summit que será um “aquecimento” para o evento. Além disso, será desenvolvido um Guia das Portuguese Women in Tech, documento que seguirá depois para a Web Summit, podendo ser distribuído no evento e levando o ScaleUp Porto mais longe.

Associação WE CHRS – xFuture Conference

Qual será o impacto da automatização e da inteligência artificial na indústria? E nos indivíduos? De que forma os carros autónomos vão impactar as cidades em que vivemos? Estaremos prontos para o rendimento universal? Como é que vão ser os espaços de trabalho do futuro? Estas e muitas outras questões serão debatidas na xFuture Conference, uma conferência que aborda o impacto que a tecnologia irá ter, pelo prisma do indivíduo, da organização e da sociedade. Em dois dias, reuniremos no Porto alguns dos mais importantes experts nacionais e estrangeiros nas temáticas do Futuro do Trabalho.

Porto

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*